Especialista em Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, desde 2020. No IPO-Porto, foi responsável pela área médica da clínica de Tecidos Conjuntivos e Ósseos entre 2005 e 2023; e pela área médica da clínica da Mama desde maio de 2022. Paralelamente, tem dirigido a consulta de cancro de primário de origem desconhecida. É presidente do Grupo de Estudos Oncológicos desde 2019 e membro da Direção do Grupo de Estudo sobre Sarcomas. Coordenadora Nacional e Investigadora Principal de múltiplos ensaios clínicos, sendo coautora de publicações subsequentes em revistas internacionais indexadas.
Write your awesome label here.
Gabriela Sousa
Médica, Assistente Hospitalar Graduada e Diretora do Serviço de Oncologia Médica do IPO Coimbra.
Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia – SPO (triénio 2015-2017); Presidente do Conselho Científico da SPO (Biénio 2018-2019); coordenadora do Grupo de Cancro Hereditários da SPO (2019-2022); Vice presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia.
Coordenadora Nacional, Investigadora Principal e co-investigadora de vários ensaios clínicos.
Membro da European Society of Medical Oncology e de grupos cooperativos de investigação: EORTC; SOLTI; GPGU. Elemento do Nacional Cancer HUB – coordenação do Grupo Sobreviventes.
Write your awesome label here.
Hélder Mansinho
Director do Serviço de Oncologia do Hospital Garcia de Orta desde Julho de 2012. Entre 1987 e 1993 realizou o Internato de Medicina Interna no Hospital de S. Bernardo-Setúbal. Realizou o Internato de Oncologia Médica no IPOFG-Lisboa entre 1994 e 1996. Graduação em Medicina Interna em Maio de 1999 e em Oncologia medica em Outubro de 2013. Assistente graduado Sénior em Oncologia em 2018. Presidente do Grupo de Investigação Cancro Digestivo até 2018. Membro e Presidente da assembleia geral do Grupo de Investigação Cancro Digestivo. Editor da Revista Portuguesa de Oncologia. Colaborador do Grupo Português Génito-Urinário.
Write your awesome label here.
Cristina Frutuoso
Doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1989, com creditação da ESGO. Em 2001, concluiu uma pós-graduação em Sexologia Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia, através da mesma instituição. Mais tarde, em 2010, obteve o título de Mestre em Ginecologia Oncológica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Ao longo da sua carreira, destacou-se como Presidente da Subespecialidade de Ginecologia Oncológica da Ordem dos Médicos. Atualmente, exerce funções como Assistente Hospitalar Graduada de Ginecologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, além de ser ginecologista no Hospital da Luz Coimbra. Adicionalmente, tem contribuído para o avanço do conhecimento científico na área da Oncologia, sendo autor de vários artigos científicos neste campo.
Write your awesome label here.
O Curso de Reumatologia – Ciência na Prática, realizado anualmente pela ARCo e pela CURE orgulha-se de ser a mais antiga realização científica regular dedicada à Reumatologia em Portugal. Teve a sua primeira edição em 1979, pela mão do Senhor Professor Doutor Armando Lopes Porto. Por ele passaram, ao longo dos anos, as mais ilustres figuras da Reumatologia nacional e internacional, que assim contribuíram para a formação e atualização de gerações de Reumatologistas, Médicos de Família e outros especialistas envolvidos na prestação de cuidados a doentes reumáticos. Temos tido, regularmente, a colaboração de associações de doentes que nos ajudam a manter vivo o foco principal da iniciativa: servir o doente. Nos últimos anos, o Curso assumiu uma dedicação clara e explícita às necessidades formativas do Médico de Família, já que é a esse nível que se dirige, em primeiro lugar, a esmagadora maioria dos doentes com queixas do foro reumatológico. Podemos afirmar que os Médicos que participam no nosso Curso dão o seu tempo por bem empregue e se sentem compensados por participar num evento muito interativo, focado na tradução da ciência em medidas práticas e na construção interativa de uma estratégia de atuação pragmática, mas bem fundamentada. Podemos afirmá-lo por ser este o feedback que recebemos regularmente dos colegas de MGF que nos visitam. Podemos ainda afirmá-lo porque o programa é desenhado com a colaboração de Médicos de Família, porque cada mesa é codirigida por um Médico de Família.
Podemos ainda reiterá-lo porque os casos clínicos, cuja discussão constitui um dos pilares do Curso, são derivados da prática corrente dos orientadores de formação de internos de MGF que estagiaram connosco. O curso assenta num universo peculiar, de que nos orgulhamos especialmente, baseado na interatividade, nas estratégias inovadoras e provocatórias de comunicação, na aprendizagem cooperativa. É com este espírito que apelamos à participação dos Médicos de Família e das Unidades de Saúde Familiar, porque os consideramos elementos fundamentais para conseguir os nossos objetivos comuns: a disseminação de boas práticas de que resultará a oferta a todos os doentes reumáticos da melhor abordagem possível à luz da evidência e dos recursos disponíveis. Venha trabalhar connosco uma vez! Estamos certos de que quererá voltar.
Organização
ARCo. Associação de Reumatologia de Coimbra
Serviço de Reumatologia da ULS de Coimbra
Faz Login ou Inscreve-te para começares a estudarFaz Login para começares a estudar