Teleconsulta em 24 horas!
Ana Magalhães Ferreira
No IPO-Porto, foi responsável pela área médica da clínica de Tecidos Conjuntivos e Ósseos entre 2005 e 2023; e pela área médica da clínica da Mama desde maio de 2022.
Paralelamente, tem dirigido a consulta de cancro de primário de origem desconhecida.
É presidente do Grupo de Estudos Oncológicos desde 2019 e membro da Direção do Grupo de Estudo sobre Sarcomas.
Coordenadora Nacional e Investigadora Principal de múltiplos ensaios clínicos, sendo coautora de publicações subsequentes em revistas internacionais indexadas.
Gabriela Sousa
Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia – SPO (triénio 2015-2017); Presidente do Conselho Científico da SPO (Biénio 2018-2019); coordenadora do Grupo de Cancro Hereditários da SPO (2019-2022); Vice presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia.
Hélder Mansinho
Entre 1987 e 1993 realizou o Internato de Medicina Interna no Hospital de S. Bernardo-Setúbal.
Realizou o Internato de Oncologia Médica no IPOFG-Lisboa entre 1994 e 1996.
Graduação em Medicina Interna em Maio de 1999 e em Oncologia medica em Outubro de 2013.
Assistente graduado Sénior em Oncologia em 2018.
Presidente do Grupo de Investigação Cancro Digestivo até 2018.
Membro e Presidente da assembleia geral do Grupo de Investigação Cancro Digestivo.
Editor da Revista Portuguesa de Oncologia.
Colaborador do Grupo Português Génito-Urinário.
Cristina Frutuoso
Ao longo da sua carreira, destacou-se como Presidente da Subespecialidade de Ginecologia Oncológica da Ordem dos Médicos. Atualmente, exerce funções como Assistente Hospitalar Graduada de Ginecologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE, além de ser ginecologista no Hospital da Luz Coimbra.
Adicionalmente, tem contribuído para o avanço do conhecimento científico na área da Oncologia, sendo autor de vários artigos científicos neste campo.
O Curso de Reumatologia – Ciência na Prática, realizado anualmente pela ARCo e pela CURE orgulha-se de ser a mais antiga realização científica regular dedicada à Reumatologia em Portugal. Teve a sua primeira edição em 1979, pela mão do Senhor Professor Doutor Armando Lopes Porto. Por ele passaram, ao longo dos anos, as mais ilustres figuras da Reumatologia nacional e internacional, que assim contribuíram para a formação e atualização de gerações de Reumatologistas, Médicos de Família e outros especialistas envolvidos na prestação de cuidados a doentes reumáticos. Temos tido, regularmente, a colaboração de associações de doentes que nos ajudam a manter vivo o foco principal da iniciativa: servir o doente. Nos últimos anos, o Curso assumiu uma dedicação clara e explícita às necessidades formativas do Médico de Família, já que é a esse nível que se dirige, em primeiro lugar, a esmagadora maioria dos doentes com queixas do foro reumatológico. Podemos afirmar que os Médicos que participam no nosso Curso dão o seu tempo por bem empregue e se sentem compensados por participar num evento muito interativo, focado na tradução da ciência em medidas práticas e na construção interativa de uma estratégia de atuação pragmática, mas bem fundamentada. Podemos afirmá-lo por ser este o feedback que recebemos regularmente dos colegas de MGF que nos visitam. Podemos ainda afirmá-lo porque o programa é desenhado com a colaboração de Médicos de Família, porque cada mesa é codirigida por um Médico de Família.
Organização
Serviço de Reumatologia da ULS de Coimbra